terça-feira, 13 de abril de 2010

Intencionalidade Educativa * /Projeto Pedagógico

A intencionalidade educativa é o que define todo e qualquer projeto pedagógico, seja ele realizado pela escola, pela ONG, ou qualquer outra instituição educacional. Ela define o currículo a ser desenvolvido, isto é, as escolhas dos conteúdos que serão ensinados, das atividades que serão promovidas, das aprendizagens que serão enfatizadas. A intencionalidade educativa se baseia em clareza de princípios, de visão de mundo, de homem, de conhecimento. Que tipo de pessoa queremos formar? Para qual mundo? Qual o perfi l da comunidade onde atuamos? Quais as grandes questões presentes no dia-a-dia desta comunidade? As respostas a estas perguntas nos dão clareza acerca das habilidades, atitudes e valores que a educação deverá contemplar, e também acerca do conjunto de atividades ofertadas e dos conteúdos ensinados - o que, quando e como ensinar - para desenvolver estas habilidades e atitudes. Também se traduz em cada pequeno gesto de todo o pessoal envolvido - dos educadores aos gestores. Afinal a postura destes diante das novas gerações traduz sua visão de mundo,de educação e valores; a forma de organizar os espaços educativos também traz essa visão de mundo.
É importante compreender que a intencionalidade educativa se traduz no conjunto das escolhas contempladas e não nas escolhas soladas, afi nal a educação tem em perspectiva formar a pessoa em sua integralidade, ou seja, em suas dimensões afetiva, ética, física,intelectual. A clareza da intencionalidade educativa possibilita optar de modo fl exível por enorme gama de tividades nos diversos campos do conhecimento - arte, cultura, ciência, tecnologia, meio ambiente. Mais importante que a atividade em si, é a clareza dos princípios que norteiam as escolhas dessas atividades. Por que esta e não outra atividade? Olhar para o seu projeto pedagógico e reconhecer nele onde se pretende chegar justifica a escolha.

* entrevistada: Eloisa de Blasis, consultora do CENPEC, é pedagoga e mestranda em Avaliação de Políticas Educacionais

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